Símbolo de luta, conquista e resistência, o SINDIFERRO é totalmente a favor desse grande processo de mobilização nacional, realizado nesse dia 30 de agosto de 2013, pelas centrais sindicais.
Entre os 9 itens da Pauta de Reivindicações que serão priorizados, está o ato contra aprovação do Projeto de Lei nº 4330/04, o PL da terceirização de autoria do deputado e dono dos biscoitos Mabel, Sandro Mabel (PMDB-GO), que retira direitos dos trabalhadores e piora bastante as condições de trabalho, renda e segurança.
Entre os vários impactos que o PL trará às relações de trabalho e para os trabalhadores, vale destacar que o terceirizado: recebe salário 27% menor que o contratado direto; tem jornada semanal de 3 horas a mais; permanece 2,6 anos a menos no emprego do que um trabalhador contratado diretamente;a rotatividade é maior – 44,9% entre os terceirizados, contra 22% dos diretamente contratados; e, a cada 10 acidentes de trabalho, oito acontecem entre os trabalhadores terceirizados.
Portanto, o Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários e Metroviários da Bahia e Sergipe (SINDIFERRO), está disposto a disponibilizar no site www.sindiferro.org.br, os nomes dos parlamentares que votarem a favor desse absurdo, que vai à contramão dos trabalhadores.
Além desse item importante, as centrais sindicais reivindicam: fim do fator previdenciário; redução da jornada de trabalho para 40 horas sem redução de salário; 10% do PIB para educação; 10% do orçamento da União para a saúde; transporte público de qualidade; valorização das aposentadorias; reforma agrária e suspensão dos leilões do petróleo.
Trem para por 3 horas em Alagoinhas
Na cidade de Alagoinhas-BA, a manifestação do Dia Nacional de Mobilização e Paralisação fez com que uma composição deixasse de trafegar por 3 horas, forçando a direção da empresa FCA – Ferrovia Centro-Atlântica a ordenar a recuada do trem até a Estação de São Francisco.