SÃO PAULO – A VLI, empresa de logística que tem a Vale como principal acionista, realizou em junho o primeiro embarque de grãos pelo Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), localizado em Barra dos Coqueiros, em Sergipe. Conforme a empresa, foram escoadas 30 mil toneladas de soja destinadas à Venezuela.
Em nota, a VLI afirmou que está prospectando cargas nesse segmento e um novo navio deverá ser embarcado nos próximos meses.
Segundo Leonardo Paiva, gerente-geral para Portos Norte da VLI, a empresa está estreitando o contato com o agronegócio para “evidenciar as vantagens do TMIB na exportação de produtos e na importação de insumos”.
“O embarque de soja, milho e farelo a partir do TMIB pode ser uma alternativa para pequenos e médios produtores da Bahia exportarem seus produtos”, disse a companhia. “Localizado perto de importantes corredores logísticos e rodovias, como a BR-101, o terminal dispõe de área alfandegada e está apto para receber navios de vários portes”.
O TMIB movimenta granéis sólidos, granéis líquidos e a operação offshore (suporte para as embarcações de apoio as plataformas de petróleo próximas à costa). Os principais produtos são coque, ureia, cimento, clínquer, trigo, soja, fertilizantes, minérios, ácido sulfúrico e derivados.
Fonte: Valor Econômico